quinta-feira, 1 de abril de 2010

A existência de Deus

Argumento Filosófico

         Existe uma Lei que é aceita em todos os campos da Ciência e da Filosofia. A Lei da Causa e Efeito age sobre tudo o que conhecemos. Ela diz o seguinte: Todo Efeito necessita de uma Causa para a sua existência. É uma Lei bastante simples. Mas tem grandes implicações:

1° A Causa terá que ser quantitativamente maior e qualitativamente melhor que o Efeito. Caso contrário este não poderá ser gerado.

2° O Efeito gerado pela Causa poderá ser, ele mesmo, a Causa que dará origem a outro Efeito. Como um efeito dominó.

3° O porquê de haver alguma coisa hoje é que houve uma Causa Primeira para a existência de tudo. Se não houvesse essa Causa Primeira não existiria, absolutamente, nada.

4° A Causa Primeira não pode ter um começo, pois se houvesse um começo teria de haver, também, uma Causa maior que a Primeira para tê-la gerado. E se houvesse essa Causa Maior ela seria a primeira. E como todo Efeito necessita de uma Causa, a Causa Primeira para a Existência de todas as coisas não pode ter surgido do nada. Ela teria que existir desde sempre. Teria que ser Eterna. Teria que ser Deus!

Adaptado das idéias de Thomás de Aquino por Alisson do Carmo.


        O que você pensa sobre Deus? Dê a sua opinião! Quer você acredite, quer não. Defenda seu Ponto de Vista! Quero ver argumentos Científicos, Filosóficos e Teológicos!

14 comentários:

  1. Bem sou Criacionista, não sei se eh assim que
    se chama mas creio que um Ser Superior ou melhor Deus
    construiu essa grande massa reunida, chamada Terra,
    não creio e nem gosto de pensar na hipotese de ter
    vindo de uma especie evoluida que nem chamam por ai, os macacos eles agem pelo instinto, EU tenho o livre arbitrio.
    Mais entrando no assunto que você expos e meio que dizer akela coisinha que a gente aprende na escola... PRA TODA AÇÃO EXISTE UMA REAÇÃO. Creio em Deus com certeza...e como disse Erwin Schorödinger: Quanto mais acredito na ciência, mais acredito em Deus´. ´O universo é inexplicável sem Deus´. 1887´1961

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que sim também! Esse argumento é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Filosofia pura! É interesante quando se pensa assim. Embora o ateísmo não seja um absurdo, como disse Thomás de Aquino, ele é inaceitável do ponto de vista intelectual.

    ResponderExcluir
  4. "Um bom pensamento é fruto de um proveitoso conhecimento". "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Colossenses 2:8. Hoje várias pessoas estão se deixando influenciar pelo modo de pensar do sistema, deixando até mesmo de raciocinar e se entregando a hipótese de que somos produto de uma "evolução". São várias as alienações postas na cabeça do ser humano com o intuito de torná-lo materialista. Acredito no Ser criado por DEUS e não no argumento evolutivo. Posso concluir com o seguinte versículo: "E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança." Gênesis 1:26. Assim como Deus criou o mundo e nos pôs nele, o propósito era de glorificarmos a ele através do Seu santo nome.

    ResponderExcluir
  5. Só tem criacionista aquí? Cadê os argumentos contários? Isso não é ironia ta pessoal. Quero ver ambos os lados argumentando!!! Mas... Esse é o Jonathan mesmo!? rsrsrsrrsrs...

    ResponderExcluir
  6. Olá Alisson,

    Primeiramente, agradeço pela visita ao meu blog CIÊNCIA DA CRIAÇÃO, é uma honra ter o seu acompanhamento.

    Gostei do argumento, interessante mesmo. Realmente bem filosófico, e as suas implicações poderiam causar uma dualidade no mundo da biologia, vou lhe explicar. Mas apesar de tudo, é um ótimo argumento para um no debate.

    Um evolucionista pode aceitar este argumento e explicar que pelo Big Bang, e depois pela sopa primordial e depois pelo ancestral comum (olha o efeito dominó aí) chegamos a ser e visualizar a complexidade do mundo natural que conhecemos hoje.

    Um criacionista certamente defenderá que, uma vez que a causa é inicial, a causa seria Deus e tudo posteriormente seria apenas efeitos que geraram mais efeitos e outros efeitos.

    Um adepto do Design Inteligente entenderia que primeiro houve a causa e somente uma causa, e tudo posteriormente são efeitos. Entenda-se efeitos como microevolução.

    Perceba que das três teorias para as origens apenas o evolucionismo aceita a idéia de não apenas uma CAUSA, mas várias CAUSAS intercaladas aí por milhões e milhões de anos.

    Sinceramente, eu não gosto muito de filosofia. Nada contra... É que meu lado científico exige uma evidência, um experimento, uma metodologia!

    Minha opinião não desvaloriza o ótimo argumento, parabéns! Só tenho uma sugestão. Foi você quem criou este argumento? Se não, cite a referência que utilizou ou que lhe ajudou a chegar nessa idéia, caso a resposta seja sim.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  7. Hugo,

    também não gosto de ficar só no pensamento, mas o pensamento é um bom começo. Na verdade toda ciência começa pela filosofia.

    Ah... sobre o texto: a autoria é minha mas a idéia já é antiga. Eu li algo que Thomás de Aquino escreveu sobre isso. Então, a partir daí, apenas fiz uma síntese.

    Também agradeco pela visita e pelo acompanhamento! E pode deixar comigo: vou editar a postagem e colocar a bibliografia.

    Um Gande Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Esse é mais um argumento científico/filosófico e lógico de se explicar o caráter inexplicável e transcedental da existência eterna de Deus e Seu controle sobre as demais formas naturais evidentemente inferiores ao Criador.

    ResponderExcluir
  9. Como uma coisa poderá surgir do nada? Como algo sem fundamento poderia acontecer? Como um universo poderia ter surgido de uma explosão? Acaso alguma explosão vista fez surgir algo bom? Como processos naturais puramente desgovernados poderiam levar organismos simples a evoluir a ponto de se tornar algo tão complexo como o corpo humano? A evolução só poderia começar a agir se já existisse um organismo capaz de se reproduzir. E como esse organismo poderia ter surgido? Somente Deus poderia explicar tudo o que vemos. Avalie seu ponto de vista!

    ResponderExcluir
  10. Com certeza, Deus, O Supremo Criador, tudo formou, pelo que eu saiba, explosão destrói, não constrói!. Site muito bom.

    ResponderExcluir
  11. “E como todo Efeito necessita de uma Causa, a Causa Primeira para a Existência de todas as coisas não pode ter surgido do nada. Ela teria que existir desde sempre. Teria que ser Eterna. Teria que ser Deus!”

    Típica explicação teísta que é conveniente conforme sua crença.
    A filosofia por trás desta “Lei” é belíssima, porém sua conclusão não evidencia nem prova a existência de deus ou de qualquer coisa sobrenatural.

    “Na natureza nada se cria, tudo se transforma”, assim disse Antoine Lavoisier, pai na química moderna.
    Desconhecer a origem do universo, do mundo da vida (assuntos que estão bem avançados e bem perto de conclusões), não significa que foram criações divinas e que por causa disso é irrefutável a confirmação da existência de um deus. Isso só em um ponto de vista teísta, mesmo.
    Para tudo existe uma explicação plausível, o homem apenas não descobriu as respostas para cada uma, ainda. Afinal, o mundo talvez exista a pouco mais de 4 bilhões de anos e a ciência moderna existe a algumas décadas... então, vamos com calma.

    ResponderExcluir
  12. Como dizia Adalto Lourenço..."A bíblia bem interpretada não há contradições".
    Ainda que haja estudos, hipóteses, argumentos... nem um cientista conseguiu o limear da existência, porém, se formos encarar de um modo religioso a nossa existência, veremos que existe um fundamento e uma explicação concreta sobre o assunto. Até mesmo os próprios cientistas sabem que existe algo superior que rege todas as coisas.
    Sem mais exclarecimentos, faço-lhe uma pergunta: "como seria a vida humana se o Sol não estivesse na distância exata da Terra, será que as árvores seriam as mesmas; os pássaros voariam da mesma forma; a água seria consumível... até que ponto o planeta sobreviveria?"

    ResponderExcluir
  13. Um argumento frequentemente utilizado pelos criacionistas é de que onde a ciência não chegou a uma explicação, uma conclusão, então essa lacuna pode ser tranquilamente preenchida pela religião, comodamente. Assim é fácil.
    E onde está esse fundamento com explicações concretas sobre nossa existência baseados na bíblia? A ciência trabalha com evidências e até agora nada do que está na bíblia foi utilizado para provar qualquer tipo de acontecimento durante a evolução.
    Gostaria muito de conhecer esses cientistas que colocam a religião acima das evidências científicas. É irônico.
    "Como seria a vida humana se o Sol não estivesse na distância exata da Terra, será que as árvores seriam as mesmas; os pássaros voariam da mesma forma; a água seria consumível... até que ponto o planeta sobreviveria?"
    Simples, por que o universo não está aqui por nossa causa. Os seres vivos foram se adaptando ao ambiente à medida que usufruiam de sua natureza. Somos frutos de milhões de anos de adaptação e evolução na natureza e não o contrário.
    O mundo é apenas um pequeno ponto dentro de bilhões de galáxias e não conhecemos 5% do universo. Portanto, como falei em minha resposta anterior, o mundo talvez exista a pouco mais de 4 bilhões de anos e a ciência moderna existe a algumas décadas... então, vamos com calma.

    ResponderExcluir

Dê a Sua opinião! Sua participação é muito importante. Mas sempre obedecendo a ética. Não serão publicados:
Comentários com palavras de baixo calão;
Que não tenham relação com o assunto tratado;
Ou se for demasiadamente agressivo.

Template by Rosângela Coelho - Só Templates